FANDOM

O Mistério das Máscaras de ChumboEditar

O Mistério das Máscaras de Chumbo ou "O Caso das Máscaras de Chumbo" é o nome dado aos acontecimentos que levaram à morte de dois técnicos em eletrônica brasileiros:Manoel Pereira da Cruz e Miguel José Viana. Seus corpos foram encontrados em 20 de agosto de 1966. Existem aqueles que acreditam no envolvimento de OVNIs e extraterrestresneste caso.

ÍndiceEditar

 [mostrar]

[editar]Sequência dos acontecimentosEditar

[editar]DescobertaEditar

Um jovem chamado Jorge da Costa Alves (18 anos à época) empinava pipa no Morro do Vintém, em Niterói, Rio de Janeiro, quando encontrou os corpos de dois homens. Eles trajavamternos e capas impermeáveis. Não havia sinais de violência nos corpos ou na área próxima. Perto dos corpos, a polícia encontrou uma garrafa de água vazia e um pacote com duas toalhas. O que realmente chamou a atenção das pessoas foram as máscaras de chumbo usadas pelos dois homens. Eram máscaras usadas tipicamente para proteção contraradiação, daí o nome do incidente. Para complicar as coisas ainda mais, a polícia achou um bloco de anotações com símbolos e números(notadamente códigos de referência para válvulas eletronicas) e também uma carta em que estava escrito: "16:30 estar no local determinado. 18:30 ingerir cápsulas, após efeito proteger metais aguardar sinal máscara".

[editar]ReconstruçãoEditar

Durante o inquérito, os investigadores de polícia reconstituíram uma narrativa plausível dos últimos dias dos dois homens. Em 17 de agosto daquele ano, eles partiram de sua cidade,Campos dos Goytacazes, tendo dito que iam comprar material de trabalho. Testemunhas afirmaram que carregavam 2.300.000 cruzeiros, equivalente hoje a R$ 3.000, mas o dinheiro não foi encontrado.

Tomaram um ônibus e chegaram em Niterói às 14h30min. Compraram capas impermeáveis numa lojinha e a garrafa de água num bar. A garçonete que os atendeu no bar disse que Miguel parecia muito nervoso e olhava para o relógio de pulso constantemente. Do bar, seguiram direto para o local em que foram encontrados mortos depois.

Gracinda Barbosa Cortino de Souza e seus filhos, que viviam próximos ao morro onde foram encontrados, afirmaram terem visto um OVNI sobrevoando o local no momento exato em que os investigadores acreditavam que os dois homens morreram.

[editar]Conclusão do CasoEditar

Nenhum ferimento aparente foi encontrado na autópsia, contudo, uma investigação de substâncias tóxicas nos órgãos internos foi impossível pois os mesmos não foram conservados adequadamente.[1]

O caso foi citado com destaque (entre outros casos brasileiros) no livro Confrontos de Jacques Vallée.[2]

[editar]Veja tambémEditar

ReferênciasEditar

  1. Segundo um episódio de 2004 do programa de TV Linha Direta: Justiça - Máscaras de Chumbo
  2. The Lead Masks Case - forgetomori

[editar]Ligações ExternasEditar

Ver avaliaçõesAvaliar esta páginaO que é isto? Credibilidade Imparcialidade Profundidade Redação Conheço este assunto muito profundamente (opcional)